Skip to content Skip to footer

Sobre a Biblioteca

Destinado a todos os que se interessam pela cultura cabo-verdiana, este espaço web dá a conhecer o Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), patenteando ao grande público os serviços que empreende, mormente a sistematização e a atualização da base de dados do acervo disponível nesta Biblioteca, a venda de livros na livraria online e o acesso a algumas obras em suporte digital.

Vocacionada para servir o público leitor, a BNCV, como se explana no art.º 3 do seu estatuto (Decreto-Lei de 18/2021, de 25 de fevereiro), tem por missão “catalogar, conservar, divulgar e enriquecer nos domínios do conhecimento, independentemente do suporte, o património escrito-literário nacional”. Neste âmbito, afiguram-se entre as nossas prioridades a identificação, a catalogação e o tratamento sistemático dos espólios dos vultos da literatura cabo-verdiana, dando a conhecer o seu legado escrito-literário.

A BNCV é essencialmente um património. Este património, em contínua construção, é domínio, por excelência, dos homens e das mulheres da cultura e da ciência. Almejando construir pontes entre o legado histórico das gerações pretéritas, as ambições das gerações presentes e o cuidado que destes se espera para com as gerações futuras, a BNCV privilegia o diálogo e a permanente cooperação com os académicos, investigadores e escritores dos mais variados domínios científicos e literários. Por isso, dispõe esta Biblioteca de uma sala destinada aos investigadores, escritores e cultores de disciplinas diversas. Trata-se de uma forma de acarinhar e valorizar os nossos investigadores e escritores, bem como de promover estudos sistemáticos que vão descodificando o nosso património escrito-literário. A par da Biblioteca para os leitores, promovemos, assim, a Biblioteca com os leitores, explorando mecanismos de partilha de conhecimentos e experiências que permitem à comunidade académica, aos literatos e à sociedade civil em geral uma participação ativa na construção deste património coletivo que é a Biblioteca Nacional de Cabo Verde.

Matilde Mendonça dos Santos

Presidente do Conselho Diretivo

Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde – Breve historial.

O Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, sedeado na cidade da Praia (com uma delegação na cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente), foi criado pela Resolução nº 70/99 de 29 de novembro com o fito de “recolher, catalogar, conservar e enriquecer nos domínios do conhecimento, o património escrito-literário nacional”. Enquanto instituto público, e em conformidade com a resolução fundante, a Biblioteca Nacional funciona sempre sob a superintendência do Membro do Governo responsável pela área da cultura. As funções e a missão da Biblioteca Nacional estão explanadas nos Decretos-Regulamentares nºs 6/2001 de 13 de agosto; 27/2014 de 27 de junho e, mais recentemente no Decreto 18/2021 de 25 de fevereiro.

No âmbito da reforma do setor cultural levada a cabo em 2001, as competências, atribuições e recursos em matéria de livro, até então sob a alçada do Instituo do Património Cultural, foram transferidos para o Instituto da Biblioteca Nacional (cf. artigo 6. 3 do decreto-lei nº 25/2001 de 5 de novembro). Embora a denominação da instituição tenha sido imediatamente mudada para Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, tal alteração na nomenclatura só foi oficializada no capítulo II, artigo 5º do decreto-lei nº 2/2003 de 24 de fevereiro. A nomenclatura foi novamente alterada pelo Decreto-Regulamentar nº 27/2014 de 27 de junho. A instituição passou a ostentar o nome de Biblioteca Nacional de Cabo Verde, deixando de ter o estatuto de instituto público, que só viria a recuperar pelo Decreto-Lei de 18/2021, de 25 de fevereiro. Passou a ser designada de Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, sob a sigla de BNCV.

Missão

Instituto público ao serviço da promoção da ciência e da cultura, a BNCV tem por missão principal “catalogar, conservar, divulgar e enriquecer nos domínios do conhecimento, independentemente do suporte, o património escrito-literário nacional” (Decreto-Lei de 18/2021, de 25 de fevereiro).

Visão

O Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (doravante BNCV), assume-se como o guardião-mor do património escrito-literário nacional, que abrange os cerca de cinco séculos e meio da história de Cabo Verde, enquanto povo e nação, não obstante o facto de a história da produção literária sistemática no arquipélago se remontar ao século XIX. A visão da BNCV está alinhada não só com as boas práticas da gestão bibliotecária em vigor a nível internacional, mas também com os protocolos mais consensuais da ciência biblioteconómica.

A instituição aposta na difusão e na internacionalização da literatura cabo-verdiana, na democratização do acesso ao livro e na promoção da transformação digital no setor da literatura. Sempre que possível, dentro dos limites das suas competências e atribuições; das suas capacidades orçamentais, a BNCV se esforça por estimular a produção literária, através de programas diversos de leitura a nível nacional, de concursos literários e de outros mecanismos que factíveis se revelarem.

  • Ministério da Educação de Cabo Verde
  • Universidade de Cabo Verde
  • Correios de Cabo Verde
  • Forças Armadas de Cabo Verde
  • Câmara Municipal da Boa Vista
  • Câmara Municipal da Ribeira Grande – Santo Antão
  • Câmara Municipal dos Mosteiros
  • Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago
  • Biblioteca Nacional de Portugal
  • Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
  • Instituto Internacional da Língua Portuguesa
  • Imprensa Nacional – Casa da Moeda